Concessionárias: Por que não investir na área de compra de veículos?

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Nos últimos anos, o departamento de veículos usados foi fundamental para o resultado final de muitas concessionárias. Isto porque, nos dois anos de pandemia o abastecimento em todos os segmentos foi prejudicado. 

Especialmente os de veículos 0 km por falta de semicondutores. Por isso, algumas montadoras ficaram abaixo de 30% do abastecimento em 2022.

Contudo, agora esbarramos em outra situação. Não existe uma estrutura formal para abastecer o estoque de veículos usados. 

Todos dizem que o lucro em um veículo usado é determinado pela compra. Entretanto, comumente a entrada de veículos usados no inventário se dá pela troca de um veículo novo ou eventualmente por um seminovo. 

O processo de precificação teria que ser feito de maneira objetiva, mas, muitas vezes se dá apenas pela experiência do avaliador ou do gerente. Com isso, todas as ferramentas existentes de precificação se baseiam na experiência do passado e não em uma tabela preditiva, tanto para B2C quanto B2B. 

Um exemplo prático seria se trocássemos os avaliadores de um grupo de concessionárias de uma loja para outra, o estoque a ser formado em cada ponto de venda seria diferente. 

MERCADO MILIONÁRIO

Qual caminho devemos seguir então?

Onde encontrar profissionais capacitados para fazer a gestão de um departamento como esse? A verdade é que até o momento não existem cursos de formação específica para um profissional com essa tamanha responsabilidade. 

Vale ressaltar que estamos falando de orçamentos milionários. Com um ticket médio de 70 mil reais, para comprar 100 carros mensalmente, investiria ao todo 7 milhões de reais. Ou seja, quase 100 milhões por ano considerando recondicionamento, marketing e outros custos diretos.

Se não existem profissionais, existem ferramentas?

TIPOS DE AVALIAÇÕES PARA CONCESSIONÁRIAS

Para se comprar um veículo usado existem alguns tipos de avaliações:

Avaliação de Procedência — essa é a verificação de toda a documentação relativa ao veículo e do seu atual proprietário. Isso é possível fazer, com uma ou mais soluções já disponíveis no mercado brasileiro.

Avaliação Técnica — através de aparelhos específicos pode se avaliar a pintura, pneus, parte mecânica, elétrica e eletrônica. Também, é simples ter os aparatos necessários para isso.

Avaliação de Mercado — Aqui que fica a parte mais difícil. Temos que entender as variáveis econômicas, de precificação e bem como o Market Day Supply (disponibilidade de estoque daquela marca e o modelo naquela região no momento da valorização em relação à média de vendas diária). Existe somente um recurso para se usar no Brasil para se calcular o MDS.

Mas, tudo isso para se comprar apenas um carro usado?

Sim, deveria ser dessa maneira, o que vemos hoje está muito distante disso.

Afinal, se esse é o departamento onde existe mais capital investido diretamente no estoque, por que não investir nos outros recursos para fazer a criação de um departamento de compras, dentro do departamento de vendas de veículos usados?

J.R. Caporal é co-fundador e CEO da Auto Avaliar, presidente da MegaDealer, co-Fundador da KARVI, co-Fundador da CARFLIP e Parceiro Estratégico da World Shopper.

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