Inovação: A estrada do sucesso Auto Avaliar

Compartilhe

Inovação

A inovação é a alma da Auto Avaliar.

Antes de tudo, em um setor extremamente competitivo, a Auto Avaliar resolveu, desde a sua fundação, questionar os modelos e processos tradicionais na comercialização de veículos usados no Brasil.

Sobretudo neste último capítulo da série Valores Auto Avaliar, vamos conversar com o vice-presidente de Inovação, Aleander Monteiro, e entender melhor essa história.

Segundo Aleander, os sócios não inventaram a forma de vender carros, mas, revolucionou o modelo de negócios.

“A gente revolucionou a forma de fazer negócios, pois, o que era feito individualmente, passou a ser de uma forma exponencial, aumentando as possibilidades e o universo de carros”, explica.

Aleander explica ainda que o processo de inovação se dá, principalmente, na observação da experiência do cliente.

 “Muitas vezes o consumidor não sabe qual produto que ele quer, então ele se baseia na experiência dos outros. E isso nós conseguimos saber através da análise dos dados”.

E continua: “Os dados fazem ter uma melhor assertividade. Com ele, falamos qual é o produto que você precisa, qual é o melhor momento de compra e venda e/ou o preço do produto”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Comprometimento é a base do negócio Auto Avaliar.

Tabela Auto Avaliar

Neste cenário, a Auto Avaliar criou em parceria com a FGV IBRE sua própria tabela transacional de preços de veículos seminovos.

Do mesmo modo, baseado em valores reais de mercado, por exemplo, considerando as características do veículo e região geográfica.

A Tabela Auto Avaliar trouxe transparência e confiança para o cliente. Antes, o preço baseava-se na palavra do vendedor, hoje, é baseado nos dados de um conjunto de empresas e operações”.

Além da inovação, a Tabela Auto Avaliar trouxe segurança para o negócio B2B”.

LEIA TAMBÉM: Conhecimento pode transformar ainda mais o mercado automotivo. 

Inovação nos serviços

Antes de mais nada, Aleander explica que a inovação acontece todos os dias. Durante a pandemia, a Auto Avaliar apresentou funcionalidades que ajudarão os clientes.

Durante a pandemia, as pessoas ficaram em casa, mas o processo de venda não poderia parar. Tinha de continuar de alguma forma, pois os estoques ficaram abarrotados”, explica.

“Naquele momento, vimos a necessidade de criar um processo de avaliação online que o cliente poderia fazê-lo de sua própria casa. Essa inovação foi captada por uma necessidade real do mercado”, salienta.

Ou seja, Aleander diz que o time de colaboradores, estão em constante contato com as necessidades e as experiências dos clientes e elas inspiram a criar novos produtos.

“Muitas empresas acabam por se limitar ao cara” da inovação. Mas, aqui na Auto Avaliar mudamos essa cultura. Hoje, nós somos quase 200 trabalhadores e todos são levados a inovar”.  

LEIA TAMBÉM: Paixão: o valor que é a alma do negócio Auto Avaliar.

Processo de inovação

Do mesmo modo, no processo de inovação da Auto Avaliar, os colaboradores podem propor ideias baseados nas experiências do cliente.

“A gente está todo dia inovando. Aqui na Auto Avaliar temos um grupo onde todos podem postar ideias. Elas são sistematizadas de uma maneira que possamos conferir a viabilidade de cada uma”.

Antes de tudo, Aleander explica que o processo é realizado, com análise Swot, estudo de viabilidade do negócio e de implementação do produto.

“Isso nos dá tranquilidade para começar esse negócio, passando por um processo de estruturação e maturação de uma ideia através de MVPs. (Produto Mínimo Viável), para entender melhor a ideia”.

Gostou da série Valores Auto Avaliar? Deixe seu comentário. É importante saber sua opinião.

Você sabia que a Auto Avaliar criou em parceria com a FGV IBRE a primeira e única tabela transacional de preços de veículos seminovos do Brasil? Clique e confira!

comentários

Os comentários não representam a opinião da Auto Avaliar; a responsabilidade é do autor da mensagem.