Saiba mais sobre a Tabela Auto Avaliar e como ajuda nas negociações

Compartilhe

ago20saibamaissobreatabelaautoavaliarecomoajudanasnegociacoes

O processo de compra e venda de um carro pode ser extremamente complicado para algumas pessoas. Afinal, para fazer um bom negócio, é importante estar atento não só aos preços, mas também ao comportamento do mercado.

Antigamente, havia uma carência ao precificar um veículo usado, pois os parâmetros eram sempre nacionais e desconsideravam, por exemplo, a região onde esse veículo era comercializado. Isso provocava distorções nos valores e prejudicava os vendedores e o processo de negociação.

Diante disso, uma excelente maneira de saber o que considerar na hora de comprar um veículo é acompanhar as variações da tabela de carros usados. Atualmente, por exemplo, existe a Tabela Auto Avaliar, na qual o vendedor pode precificar seu carro de acordo com a região onde o veículo se encontra. Ou seja, ela traz valores mais próximos da realidade, facilitando as vendas.

Quer saber mais sobre a Tabela Auto Avaliar? Acompanhe nosso artigo e saiba como essa ferramenta ajuda nas negociações. Confira!

O que é a Tabela Auto Avaliar e como foi elaborada?

A Tabela Auto Avaliar é apoiada na Tabela FIPE, desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que expressa preços médios de carros usados e seminovos anunciados pelos vendedores no mercado nacional. Assim, serve como a principal referência para negociações, além de ser usada como suporte para contratos e seguros.

A Tabela Auto Avaliar é resultado da junção de duas importantes instituições. Uma delas é a startup Auto Avaliar, com uma base exclusiva de mais de 3 milhões de dados coletados anualmente. A outra é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) — órgão dentro da FGV responsável pela criação de indicadores —, que tem inteligência e expertise para criação e auditoria do cálculo.

Ela é composta e desenvolvida por dados vindos de uma plataforma integrada com os principais sistemas de gestão de concessionárias, para fazer avaliação de compra e de venda e gestão de carros usados.

Em termos mais técnicos, podemos dizer que o sistema de precificação usa toda a base de dados da Auto Avaliar. O que inclui o monitoramento de aproximadamente 60 mil carros, comprados pelas quase 4 mil concessionárias cadastradas, além das quase 200 mil avaliações feitas por mês pela plataforma. Todas essas transações são incorporadas na tabela para obter o preço transacional praticado no mercado.

Nesse sentido, o resultado da junção dessas duas instituições vai muito além da tabela referencial de preços, ela oferece estudos específicos com a autenticidade do IBRE.

Como ela funciona e acompanha mudanças do mercado?

A Tabela Auto Avaliar é a primeira e única tabela transacional de preços para veículos seminovos baseada em valores reais de mercado, que considera as características do veículo, a região, o estado de conservação ou qualquer outro aspecto que influencie as condições de oferta e procura por um carro específico.

Foi desenvolvido um padrão de preços por meio de um algoritmo, para aferir os valores de compra e venda, com o intuito de analisar e projetar informações que garantam insights seguros e precisos para as transações.

A tabela considera os valores de compra e venda por perfil de consumidor, ou seja, do B2B (empresa para empresa), do B2C (empresa para consumidor final) e do C2B (venda de serviços pela internet).

A Auto Avaliar e a FGV, para alcançar o preço de referência do mercado, analisa mensalmente diversos parâmetros e avalia automóveis de acordo com as informações de marca, ano, modelo, versão, entre outros. Tendo em vista que cada veículo é único, com características diferentes e tendências que afetam diretamente o seu valor.

Após unir todos os veículos com características semelhantes, é analisado o valor das transações para obter preços mínimos, médios e máximos pelos quais os carros são podem ser negociados, tanto para compra quanto para venda. Dessa forma, a Tabela Auto Avaliar tem o preço avaliado e comprado nas concessionárias.

Além disso, cabe ressaltar que a avaliação é feita por funcionários da concessionária ou por pessoas terceirizadas que são treinadas e capacitadas para conseguir fazer uma avaliação técnica do carro. Então, existe um fluxo e um processo muito bem desenhado dentro do aplicativo, que faz com que essa avaliação seja efetiva, de modo que o avaliador siga a sequência passo a passo para concluir o processo.

Quais os diferenciais da Tabela Auto Avaliar frente a outras no mercado?

Diferentemente da FIPE, a Tabela Auto Avaliar, além de trazer os preços médios de veículos usados, também inclui detalhes sobre o veículo que geralmente as demais tabelas do mercado não apresentam. Por exemplo, preços praticados em cada região do Brasil, estado de conservação e histórico do veículo.

Como dito, a ferramenta apresenta os preços transacionais do mercado, considerando outras variáveis como quilometragem, previsão de reparação do carro e indicadores macroeconômicos, a fim de ter um valor mais acertado.

Além disso, um fator determinante para garantir sucesso no varejo de automóveis é a avaliação de um veículo. Seja na troca por um carro novo ou usado, a avaliação correta de um veículo garante os resultados financeiros de uma concessionária ou de uma loja multimarcas, além de melhor orientar os consumidores. Nesse aspecto, a Tabela Auto Avaliar se destaca, pois tem uma avaliação técnica precisa e muito apropriada.

Desse modo, o objetivo da tabela não é impulsionar a concorrência, mas apresentar ao consumidor todas as variáveis de preço que compreende a avaliação de um automóvel seminovo ou usado. A ideia é oferecer novas alternativas ao mercado, exatamente para facilitar a tomada de decisão de compradores e vendedores.

Por que a Tabela Auto Avaliar é fundamental para quem comercializa um veículo?

De modo geral, a Tabela Auto Avaliar tem a intenção de fornecer transparência para o mercado. Sem dúvida, as concessionárias atualmente são referências na compra de veículos, porém, não retratam a realidade do mercado, sobretudo devido ao dinamismo que a tecnologia trouxe com os anos. Então, é fundamental oferecer transparência para aqueles que comercializam.

Também, é importante que tanto a concessionária quanto o cliente se sintam confortáveis e seguros com os preços praticados, já que eles conseguem ter essa referência real de mercado. Ainda, que a concessionária consiga ofertar um preço justo para o cliente, considerando os custos que ela tem para manter as operações.

Portanto, uma transação feita dentro de uma concessionária oferece segurança e comodidade para fazer o negócio, deixando tudo muito transparente para o cliente.

Por fim, vale ressaltar que os clientes usam a Tabela Auto Avaliar para mostrar ao consumidor quanto o mercado paga diante das características físicas do carro, destacando o motivo do preço de um carro usado oscilar bastante.

Isso faz com que as concessionarias consigam comprar e vender mais, e com que o cliente consiga ter uma experiência de compra e venda muito melhor, sentindo-se mais seguro nessa transação. 

Agora que você já sabe mais sobre a Tabela Auto Avaliar, que tal conhecer nossos serviços? Entre em contato agora mesmo e fique por dentro!

comentários

Os comentários não representam a opinião da Auto Avaliar; a responsabilidade é do autor da mensagem.