Por que então, é tão difícil ter uma experiência 100% online para comprar um carro 0Km?

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Muito já se falou sobre o fato de a pandemia ter acelerado o processo de digitalização e o comércio eletrônico. Isso é um fato que certamente moldou de forma definitiva os hábitos de consumo globalmente. Mas olhando para o setor, considerando que se tornou inevitável adquirir todo tipo de produto e serviço via e-commerce, por que ainda é tão difícil ter uma experiência 100% on-line para comprar um automóvel zero-quilômetro?

Se existe um preço base para o veículo, e cada comprador pode personalizar o seu pedido com os equipamentos e acessórios desejados, tudo já presente nos portais da maioria das montadoras, por que não completar toda a venda através do celular, computador ou tablet?

Falo isso por vivência própria e que aconteceu em um mercado ainda mais desenvolvido do que o brasileiro. Durante um evento em que palestrei nos Estados Unidos no ano passado, decidi tentar comprar um carro pela internet, para entender como seria a experiência. Claro que fugi do óbvio, que seria comprar um Tesla (talvez a única montadora que trabalhe de maneira 100% digital). Fiz diversas tentativas, em diferentes concessionárias, e em todas elas um vendedor acabou entrando em contato comigo para negociar a venda do veículo. Ou seja, o meio on-line é usado apenas para geração de leads.

Proponho esta discussão porque creio que este é um caminho sem volta para o mercado, que uma hora ou outra (ainda não sei dizer quando!) vai precisar se adaptar.

Aos poucos as concessionárias já começam a se modernizar. Percebem que talvez não seja tão necessário ocupar espaços físicos tão grandes, em áreas tão nobres. Da mesma maneira, a presença nos meios on-line, com a ajuda de plataformas como o WhatsApp, Instagram ou Facebook, começa a ser fortalecida.

Então o que falta realmente para dar este último passo? Já estamos preparados para esse avanço. Há tecnologia, meios de pagamento e segurança para oferecer essa possibilidade de receber em seu endereço um veículo zero-quilômetro a partir de apenas alguns cliques.

Caso o cliente deseje utilizar o seu veículo usado como parte do negócio, já existe a avaliação on-line, um produto da Auto Avaliar, que permite a inserção de informações detalhadas do veículo, identificando o preço justo de mercado a ser pago. Penso que em um mercado tão competitivo, quem não se atentar para essas inovações pode ficar para trás e ter um prejuízo enorme quando acordar.

EM TEMPO

Na metade do ano passado a Nissan lançou a Loja Virtual Nissan, que tem como proposta uma jornada 100% on-line. A montadora disponibiliza, no entanto, apenas dois modelos, o Versa V-DRIVE e o Novo Versa por esta plataforma.

A Hyundai também desenvolveu o Hyundai Express, onde é possível fazer a compra e receber o seu veículo sem precisar sair de casa. O carro é entregue no endereço do cliente após um processo rigoroso de higienização. Talvez este seja um passo inicial dado por estas montadoras. Mas ainda estamos muito distantes do que o mercado de veículos pode oferecer no e-commerce.

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