Equipe de alta performance: O que é e como formar uma

Compartilhe

alta performance

O que é e como formar uma equipe de alta performance? Para o escritor e palestrante, Prof. José Salibi Neto, uma equipe de alta performance é formada por pessoas com habilidades complementares e um problema desafiador para resolver.

Esses e outros questionamentos, Prof. Salibi apresentou durante a Convenção da Auto Avaliar 2022, que aconteceu em Campinas, entre os dias 5 e 6 de abril.

Para o Prof. Salibi, a humanidade está experimentando uma taxa de mudança sem precedentes. “É muito difícil trabalhar sozinho hoje em dia. Hoje a gente só consegue trabalhar nessa velocidade, com equipes complementares, com equipes de alta performance”, explica.

Neste contexto, Salibi salienta que as áreas em que a inovação para os clientes é mais crucial, são as equipes que prevalecem.

“O trabalho em equipe é fundamental. Na Amazon, por exemplo, existem menos de quatro níveis entre os CEO e as equipes. Tanto é, que a teoria diz que quando uma empresa cresce muito, ela fica mais burocrática. Isso não acontece na Amazon”.

E complementa: “Desde o começo criam ‘pequenas empresas’ dentro da própria empresa. Um trabalho muito, muito empreendedor”.

LEIA TAMBÉM: Convenção Auto Avaliar: Sim, nós podemos!

Triângulo da Alta Performance

Prof. Salibi

De acordo com Salibi, existe um triângulo de uma equipe de alta performance. Para ele, habilidades complementares, accountability e compromisso geram resultados de performance.

“As grandes equipes de alta performance são raras e seus membros têm um alto grau de compromisso pessoal entre eles. Essa é a grande diferença, um compromisso pessoal e um compromisso de aprendizado”, salienta.

Para ele, a visão é trabalhar com pessoas melhores do que nós mesmo ou trabalhar com pessoas que são complementares em várias áreas.

“O poder das equipes de alta performance que lidam com o aprendizado pessoal e o desenvolvimento pessoal. Todos se comprometem com o mesmo propósito em metas de performance. Desse modo, todos, ao trabalharem juntos,  dependem um dos outros”.

Salibi salienta que desafiar regularmente o grupo com novos fatos e informações, ou passar muito tempo juntos, é importante para uma equipe de alta performance.

Problemas para criar equipes

Por fim, Salibi explica que a falta de convicção, de ética organizacional e de habilidades complementares são um dos fatores de resistência para criar uma equipe de alta performance.

“Talvez um dos ingredientes mais importantes para uma equipe dar certo é trabalhar com pessoas complementares, com pessoas que gostavam de fazer coisas que eu não gosto de fazer ou que não faço bem”.

E finaliza: “A complementaridade não é só técnica, ela pode ser de comportamento, pode ser de temperamento. É uma função técnico funcional de habilidade, de identificar e resolver problemas, de identificar oportunidades, de tomar decisões, de habilidades interpessoais, comunicação eficaz, conflito construtivo”.

A Auto Avaliar é o maior portal de repasses de carros do Brasil. São mais de 180 mil transações por ano. Descubra a solução ideal para alavancar a gestão de compra e venda de seminovos e usados de sua empresa.

comentários

Os comentários não representam a opinião da Auto Avaliar; a responsabilidade é do autor da mensagem.