fbpx

Veja como fazer uma pesquisa de mercado para vender mais carros

6 minutos para ler

A forma como as pessoas buscam por um veículo tem mudado bastante nos últimos anos, assim como seu nível de consumo. A redução de impostos e taxas de juros no setor pelo governo, a popularização de aplicativos de transporte e, mais recentemente, a pandemia de coronavírus foram elementos que impactaram diretamente as vendas de automóveis no Brasil e no mundo.

Nesse sentido, estar atento ao mercado e adotar práticas de acordo com o comportamento de compra dos consumidores é essencial para ter sucesso na revenda de veículos e alcançar bons resultados. Assim, a pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica muito importante para isso, pois ajuda a tomar decisões mais seguras em seu negócio.

Quer saber o que é a pesquisa de mercado e como colocá-la em prática? Neste post, você vai conferir as principais informações sobre o assunto, além de entender como essa ferramenta funciona e por que ela é tão importante.

Acompanhe!

O que é a pesquisa de mercado?

Basicamente, é um tipo de estudo que, ao ser colocado em prática pelos gestores e administradores da empresa, ajuda o negócio a conhecer melhor o seu setor e a definir as estratégias mais adequadas para a sua atuação no mercado.

Para isso, é necessário coletar e interpretar diversos tipos de informações junto a diferentes públicos, que serão usados para dar suporte ao processo de decisão da empresa. Com esses dados em mãos, os profissionais terão uma visão mais ampla do negócio, auxiliando no entendimento de oportunidades, ameaças, perfis de clientes, pontos fortes e fracos da concorrência, entre outros aspectos.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Apesar do que muitas pessoas pensam, não há uma fórmula específica para colocar a pesquisa de mercado em prática. No entanto, existe uma série de técnicas que podem ser seguidas para buscar informações de maneira adequada e ajudar a sua empresa a vendar mais carros.

Separamos as principais delas a seguir.

Defina o tipo de pesquisa

Você sabia que existem diversos tipos de pesquisas de mercado? Elas variam de acordo com os objetivos da empresa e com o perfil dos consumidores. Conheça algumas delas:

  • pesquisa de hábitos de consumo: ajuda a conhecer melhor os clientes e a descobrir quais são seus hábitos e preferências em relação ao processo de compra de veículos. A partir dessas informações, é possível definir estratégias e ações mais adequadas para o público;
  • pesquisa de satisfação do cliente: você pode descobrir se seus clientes estão satisfeitos com a sua empresa com essa pesquisa, um dos modelos mais tradicionais para quem busca excelência. Por meio dela, é possível encontrar pontos de melhoria, otimizar processos e fazer mudanças necessárias para fidelizar e atrair novos consumidores;
  • pesquisa de teste de campanha: esse modelo é destinado a companhias que vão lançar um novo produto ou serviço e querem ter uma prévia de como o público vai receber a novidade. Nesse caso, é feito um pré-teste da campanha de divulgação, algo essencial para evitar desperdícios e minimizar o desgaste da imagem do negócio.

Defina um problema

Um dos primeiros passos para fazer uma pesquisa de mercado é definir um problema, ou seja, o objetivo da pesquisa. Ele pode ser feito em forma de pergunta: “como posso aumentar a venda de carros?” ou “como atrair mais clientes para o meu site”, por exemplo. A ideia é que o problema seja simples, objetivo e de acordo com a realidade do negócio, pois, caso contrário, você não vai conseguir resolver o problema durante a pesquisa.

Considere seu público-alvo

Se você quer fazer uma pesquisa de hábitos de consumo, de nada adianta coletar informações junto a pessoas que não estão interessadas em comprar um carro, certo? Portanto, outro passo essencial da pesquisa de mercado é considerar o seu público-alvo. Para isso, considere qual o perfil das pessoas que geralmente procuram o seu negócio para adquirir um novo veículo — elas vão fornecer as informações de que você precisa.

Faça uma análise geral

Antes de partir para a coleta de informações junto a públicos específicos, é importante fazer uma análise geral do seu problema e reunir dados que possam ajudar durante a pesquisa. Por exemplo: se você tem o objetivo de conquistar novos clientes, saber qual é o número atual de consumidores e o que você espera alcançar para ter resultados expressivos é algo muito importante.

Faça a coleta de dados

Para fazer a pesquisa de mercado, você pode tanto entrar em contato com o público-alvo para reunir as informações que deseja quanto contratar uma empresa para coletar e sistematizar esses dados. A forma de levantar informações também varia bastante, pois pode ser feito, por exemplo, por meio de visitas presenciais, redes sociais ou questionários online.

Atente-se aos questionários

Independentemente da forma como você vai fazer a pesquisa, é preciso ter um questionário com os pontos que deseja descobrir junto ao seu público. Essa é outra etapa que merece bastante atenção.

Aqui, a dica é elaborar as perguntas de maneira clara e objetiva, para que as pessoas não tenham dúvidas ao lê-las e compreendam perfeitamente o que você quis dizer. Além disso, evite fazer questionários muito longos e abordar muitos assuntos diferentes. Para torná-lo mais atrativo, vale usar recursos diferentes — como textos, fotos e vídeos — e variar o tipo de pergunta.

Faça as análises

Após a coleta de informações, chegou o momento de analisar todos os dados reunidos. Essa é uma etapa delicada, na qual é necessário compilar os dados, segmentá-los de acordo o objetivo da pesquisa e analisá-los cuidadosamente. É possível recorrer a tecnologias para analisar esses dados. Alguns softwares, por exemplo, possibilitam acompanhar resultados em tempo real, exibi-los em gráficos e tabelas, cruzar diferentes tipos de dados e traçar um panorama estatístico.

Por que é importante fazer a pesquisa de mercado?

Quando uma empresa não vai bem e percebe que suas vendas despencam, fazer mudanças radicais de uma hora para outra não é nada indicado. Afinal, o caminho certo a ser seguido é entender melhor o mercado e por que a situação está difícil — aspectos que podem ser descobertos com a pesquisa de mercado.

Colocando a pesquisa em prática, o negócio é capaz de reunir todos os dados e as informações necessárias para analisar o contexto no qual está inserido e encontrar o caminho certo para melhorar os seus lucros e o seu desempenho.

Por isso, lembre-se de sempre acompanhar os resultados de sua pesquisa de mercado de perto e usá-los a favor de sua empresa, pois, apenas assim, é possível melhorar seus números e elevar a venda de automóveis.

A Auto Avaliar pode ajudar você a fazer uma pesquisa de mercado. Acesse a nossa página, agora mesmo, e conheça nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário