fbpx

Tabela de preços de carros: qual a melhor e o que avaliar?

6 minutos para ler

Quem trabalha em loja de veículos sabe que existem diversos aspectos a serem levados em consideração na hora de precificar um automóvel. E quando falamos de um modelo usado ou seminovo, atribuir um preço ao carro pode representar uma tarefa ainda mais difícil.

Se você quer ter bons resultados, não dá para simplesmente definir o montante que deseja em um veículo. Para precificar de modo correto é necessário recorrer a alguns caminhos, como observar os custos gerados pelo automóvel na loja ou se basear em uma análise do mercado e da concorrência.

Mas há uma forma bastante eficiente para precificar um modelo: recorrer a uma tabela de preços de carros. Quer saber mais sobre o assunto e como essa opção pode ajudá-lo? Acompanhe o artigo que preparamos para você e confira as principais informações a respeito!

O que é uma tabela de preços de carros?

Trata-se de um recurso essencial para qualquer loja de veículos. A tabela de preços de carros nada mais é do que uma lista com o valor médio de cada automóvel comercializado no país.

Caso você pretenda realizar uma transação ou avaliação de determinado modelo mas não saiba o preço, basta consultar uma das diferentes tabelas para conferir o preço do carro de acordo com o mercado.

Quais itens devem ser considerados ao utilizar uma tabela de preços?

Agora que você identificou as principais informações sobre as tabelas, é importante entender quais são os pontos capazes de agregar qualidade, eficiência e assertividade aos dados. Acompanhe!

Características analisadas

Provavelmente você já sabe, mas não custa lembrar: cada automóvel é único e possui características distintas, que influenciam de maneira direta no preço. Por isso, uma tabela de preços de carros deve colocar na balança esses diferentes aspectos para que o número estipulado esteja adequado à realidade.

Se uma tabela analisa apenas o ano de fabricação e o modelo do veículo, por exemplo, é sinal de que ela não transmite dados confiáveis. No entanto, as que partem de parâmetros variados — como localização, marca e quilômetros rodados — são muito mais assertivas.

Base de dados

Como a tabela apura as informações para definir o preço dos automóveis? Quanto mais plataformas são utilizadas para a construção da base de dados, mais ela evidencia a própria expertise para a criação de conteúdos únicos e ricos.

Análise das informações

De nada adianta reunir as características certas dos veículos e utilizar plataformas amplas e inteligentes se as informações não forem observadas corretamente, não é mesmo? Portanto, este consiste em outro ponto a observar ao escolher uma tabela de preços de carros.

É essencial que os dados permaneçam agrupados, relacionados e analisados de maneira adequada para gerar valores verdadeiros. Além disso, se a empresa por trás da tabela realiza auditorias periódicas, melhor ainda — mais um sinal de que as informações são confiáveis.

Como comprar ou vendar um veículo utilizando uma tabela de preços?

Uma tabela de preços de carros serve como referência na hora de comprar ou vender um veículo, mas é preciso ficar atento: algumas estão longe de apresentar o valor exato dos modelos. Caso da Tabela Fipe, que pode ser muito variável e se basear em dados pouco confiáveis. Falaremos mais sobre ela no próximo tópico.

Com isso em mente, se estiver vendendo um carro, é preciso ser mais realista quanto ao preço, pois caso você use a Tabela Fipe, por exemplo, os valores informados figuram muito acima dos praticados no mercado. Da mesma forma, compradores também devem ter atenção e conferir se o preço dos veículos não se baseia exclusivamente nessa tabela.

Para evitar situações assim, a dica é recorrer a uma tabela confiável e que utilize inúmeras variáveis para a construção de seus dados — como é o caso da Tabela Auto Avaliar.

Quais são os principais tipos de tabela de preços de carros?

Como abordamos, existem diversas tabelas disponíveis no mercado. A mais famosa delas é a Fipe, criada em 1973 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, órgão que presta serviços ao governo e empresas privadas.

A Tabela Fipe recebe atualizações mensais e, hoje, consiste na principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores. Ela serve como base até mesmo para o cálculo de alguns tributos e seguros do governo, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

No entanto, outra tabela de preços que vem chamando a atenção nos últimos anos é a Tabela Auto Avaliar, criada em 2018 em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV).

Para precificar os veículos, a Auto Avaliar leva em conta informações coletadas por diferentes plataformas, como o aplicativo de avaliação da empresa (usado por concessionárias) e o monitoramento de veículos adquiridos por lojistas cadastrados em uma plataforma da marca.

Por que a Tabela Auto Avaliar é a melhor opção para você?

Como você deve ter percebido, contar com uma tabela eficiente e confiável é imprescindível na hora de precificar os veículos de maneira correta. E entre as alternativas existentes no mercado, a Auto Avaliar chama a atenção pela precisão e riqueza de detalhes, contribuindo para o sucesso das negociações.

Conheça os principais benefícios dessa tabela:

  • analisa inúmeros parâmetros dos veículos para gerar os valores, a partir de informações como marca, ano, modelo, região, versão, potencial de revenda, cor, estado de conservação, entre outros;
  • conta com a maior base de dados do Brasil, coletada a partir do monitoramento dos 600 mil veículos comprados anualmente por mais de 3,5 mil concessionárias cadastradas em sua plataforma, além dos 180 mil carros comercializados no pregão online Auto Avaliar;
  • todos os meses, sua base de dados passa por uma auditoria realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que gera um relatório completo de Cálculo de Preços Referenciais de Veículos Automotores.

Graças a essas vantagens, pode ter certeza de que o uso da Tabela Auto Avaliar para precificar veículos garante à sua loja um diferencial competitivo e resultados financeiros positivos ao fim do mês. Não à toa ela é considerada uma das melhores e mais assertivas opções de tabela de preços de carros do mercado.

Que tal entrar em contato com a gente para conhecer a Tabela Auto Avaliar na prática e descobrir como ela é capaz de auxiliar seus processos? Basta acessar a nossa página!

Posts relacionados

Deixe um comentário