fbpx

O que é um inventário de estoque e por que ter em uma loja de veículos?

6 minutos para ler

Falando de características necessárias para a gestão de um negócio, a organização certamente figura entre as mais importantes. Afinal, é por meio dela que a empresa consegue colocar em prática o planejamento estratégico, alcançar metas e atingir resultados positivos.

Com o objetivo de manter seu negócio organizado e ficar sempre antenado a informações relevantes à disciplina na empresa — como a identificação dos produtos de maior ou menor capital de giro, por exemplo —, o investimento em um inventário de estoque é essencial.

Se você tem dúvidas sobre esse processo, não precisa se preocupar. Ao longo do post, separamos dados valiosos a respeito do assunto, desde o conceito de inventário de estoque até seus benefícios, passando por dicas para colocá-lo em prática. Continue a leitura e confira!

O que é inventário de estoque?

De maneira objetiva, o inventário de estoque é uma maneira de identificar, classificar e contar os produtos armazenados em uma empresa.

Isso quer dizer que, ao fazer um inventário em seu negócio, você sabe exatamente os itens guardados no estoque, o que vai ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas, controlar melhor a precificação e outras práticas relevantes.

Como fazer um inventário de estoque?

Apesar de ser um processo bastante simples, muitos gestores esquecem de colocá-lo em prática ou mesmo o fazem de forma incorreta, o que pode trazer resultados negativos e inesperados.

Mas não se preocupe! A seguir, separamos algumas dicas para que você promova o inventário de estoque de modo eficiente, sem prejudicar a rotina da equipe e aliando essa organização às estratégias de sua loja.

Entenda os principais tipos de inventário

Sabia que existem diferentes tipos de inventário de estoque, que podem até mesmo variar de empresa para empresa? Conhecê-los é o primeiro passo para implantar esse processo. Veja os mais populares:

  • inventário geral — é o mais completo, demandando identificação e contagem de todos os produtos do estoque. Por ser tão abrangente, leva mais tempo;
  • inventário parcial ou dinâmico — aqui apenas uma parte do estoque é analisada, algo bastante útil em empresas com almoxarifados grandes e que precisam controlar determinados grupos de itens;
  • inventário periódico — feito fora da rotina, ou seja, ao final de um período definido. Seus objetivos variam desde a atualização dos dados do estoque até correções de eventuais falhas, por exemplo;
  • inventário rotativo — ao fazer esse inventário, o estoque é submetido à contagem em uma frequência definida (como uma vez por semana). Assim, os dados são atualizados em intervalos predefinidos, o que é essencial em empresas com alto giro de mercadorias.

Escolha o horário mais adequado para iniciá-lo

Apesar do que muitas pessoas pensam, existem horários melhores para iniciar um inventário de estoque do que outros. Períodos do dia com alta circulação de mercadorias, por exemplo, não são indicados, pois essa movimentação é capaz de afetar a eficiência da contagem de itens.

O ideal consiste em definir um dia e horário tranquilos para fazer o processo, pois assim você consegue se concentrar em cada detalhe.

Treine os colaboradores

Para que o processo seja bem-sucedido, você também não pode se esquecer de capacitar os profissionais da empresa.

Afinal, todos precisam ter um conhecimento correto e detalhado sobre a elaboração de um inventário de estoques. Basta uma pequena falha ou esquecimento para comprometer toda a organização.

Categorize as prateleiras da loja

Como você deve imaginar, é impossível concluir um inventário se o estoque estiver desorganizado, considerando a dificuldade de até mesmo encontrar os itens.

Portanto, não se esqueça de organizar cuidadosamente todas as prateleiras de sua loja — isso torna todo o processo mais rápido.

Faça uma contagem com atenção

Por fim, é imprescindível organizar uma contagem minuciosa dos produtos, observando item por item de modo atencioso. Neste momento, você também deve analisar as condições de armazenamento e a qualidade dos materiais.

Terminou a contagem? Faça tudo de novo! Como esse é um processo manual, a recontagem se faz necessária para conferir se os números observados estão corretos.

Quais as vantagens de contar com um inventário de estoque em uma loja de veículos?

Depois de conferir como fazer um inventário de estoque, é hora de conhecer as principais vantagens de implantar esse processo em sua loja de veículos. Acompanhe a seguir.

Contribui para a redução de perdas

Quando uma empresa não faz o inventário, as chances de que saídas imprevistas ou não registradas ocorram crescem bastante. Consequentemente, a perda de itens vira uma situação comum, causando grandes prejuízos.

O desperdício e a falta de identificação sobre o giro de estoque são outros cenários que podem ocorrer, fazendo com que o negócio deixe boas oportunidades de lado e perca uma vantagem competitiva.

Melhora a utilização do capital de giro

Com um bom inventário definido, é possível dimensionar o tamanho do estoque e evitar a mobilização de uma quantidade de itens abaixo ou superior à realidade.

Assim, o capital de giro passa a ser utilizado de forma mais adequada, proporcionando uma tomada de decisões com maior eficiência.

Aumenta as chances de a loja obter resultados mais atrativos

Imagine um supermercado que não realiza o inventário de estoque. As chances de que um determinado alimento fique em falta e que outro seja adquirido em quantidades excessivas são grandes.

Mas ao fazer o inventário, você não precisa se preocupar com esse tipo de problema. Haverá sempre a quantidade certa de itens no estoque, os riscos de desperdícios diminuem e os clientes encontram o que desejam, garantindo satisfação. Tudo isso contribui para resultados mais atrativos ao fim do mês.

Neste post você descobriu o que é inventário de estoque e como ele cumpre papel importante para ajudar um negócio a ser mais lucrativo, organizado e assertivo. Portanto, coloque as dicas em prática para incorporar o processo ao seu dia a dia e, de quebra, usufrua de todas as vantagens proporcionadas pelo recurso.

Quer conferir outras informações importantes sobre a organização de sua loja de veículos? Faça o download do nosso e-book exclusivo — imagens, números e palavras: três fatores decisivos para impactar um negócio de usados!

Posts relacionados

Deixe um comentário