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Venda de Veículos por Canais Digitais

A nova realidade do setor automotivo

A indústria automotiva passou por grandes transformações na última década graças ao crescimento e disseminação do uso da internet e das mídias sociais.

Para que possamos entender melhor as mudanças e prever o que vêm por aí, convidamos o Victor Almeida, consultor da Auto Action, braço da Auto Avaliar fora do Brasil. Victor possui grande experiência no mercado automotivo e em canais digitais, sendo possível criar, com propriedade, a análise do cenário digital nos mercados americano e europeu.

Que tal dar uma olhadinha em mais um artigo de nosso programa CGC – Conteúdo Gerado pelo Colaborador, e mergulhar, junto com o Victor, nos canais digitais para venda de veículos?

Novo Público: Os Millennials

Integrar a experiência física em uma concessionária ou loja com a experiência de navegação e compra online se tornou crítico, principalmente pelos meios digitais terem se tornado parte fundamental do processo de pesquisa, comparação e até mesmo de compra de um veículo.

É necessário entender que os meios de relacionamento, promoção e venda mais tradicionais, que perduraram por anos na mente e na prática de lojistas e concessionários, não mais funcionam plenamente. Isso ocorre pela chegada dos Millennials ao mercado consumidor automotivo, com uma geração que nasceu e vive nos meios digitais atingindo a idade de comprar veículos.

Sua concessionária ou loja está pronta para lidar com essa nova geração? Vamos aprender o que o mercado internacional tem feito para se adequar a essa nova realidade.

Estima-se que até 2020, 40% de todo o mercado automotivo será formado por Millennials. Porém, é importante ressaltar que os Millennials não apenas estarão comprando veículos, como também produzindo conteúdo e interagindo com as pessoas de sua rede de relacionamento, influenciando a compra de veículos em cadeia. Em suma, os Millennials não estarão apenas comprando carros. Estarão também influenciando toda a rede de compra, inclusive de outras gerações.

Cerca de 60% dos compradores de carros não tem ideia de qual veículo desejam comprar quando entram no mercado. Esse público busca, na internet, as informações necessárias para a tomada de uma decisão segura, sendo influenciados pelo conteúdo de marcas e pessoas em seu processo de tomada de decisão.

O cenário das montadoras

Quando falamos de compra de carros online, presenciamos montadoras sofrendo para atingir as expectativas e necessidades de seu mercado consumidor.

Com a exceção da Tesla, que lidera a venda direta para consumidores por canais digitais, somente 3 outras marcas (Ford, GM e Hyundai) começaram a investir em ferramentas de venda online para melhorar a experiência de compra de carros digitalmente.

O Mercado de Carros Usados

Enquanto as montadoras ainda engatinham no oferecimento de boas experiências de compra digitais, portais de veículos usados crescem e ganham espaço no mercado.

As principais empresas que oferecem boas experiências de compra online no mercado americano e europeu, e seus respectivos slogans, são:

  • Carvana – O novo jeito de comprar carros
  • Vroom – Acreditamos que comprar um veículo deve ser divertido, fácil e acessível
  • Clicars – A número 1 na Europa na venda de veículos online
  • Aramisauto – Compre seu carro de maneira fácil

Que tal nos aprofundarmos e aprendemos com o posicionamento e trabalho de cada uma?

Sem Concessionárias e sem intermediários;

Carros em que você pode contar, com todo o inventário certificado;

Compre como você quiser. Quando, como e na velocidade que você deseja;

Ofereça seu veículo como entrada. Avalie online sem nunca ter que ir a uma concessionária;

Melhor que um test-drive. Experimente o veículo comprado na Carvana por 7 dias e, caso não goste, basta devolver;

Receba seu próximo carro entregue.  Melhores preços e carros, entregues a você;

Rápido e fácil. Insira algumas informações sobre seu veículo e receba uma oferta garantida;

Sem obrigação de venda. Ofertas são garantidas por 10 dias ou 250 milhas adicionais, sem a pressão de vender;

Retirada grátis de veículo. A empresa realiza a retirada agendada de veículos por todo o território americano;

90 dias de garantia limitada. A garantia limitada ajuda a minimizar custos inesperados associados a quebra, reparo, manutenção e mão de obra;

1 ano de assistência. 24 horas de assistência para emergências com seu veículo.

Transparência. Converta a venda de veículos usados em um processo seguro, claro e confiável;

Melhor Preço. Elimine todos os custos desnecessários para vender veículos da melhor qualidade ao menor preço;

Se divirta. Faça da experiência de compra de veículos algo tão divertido quanto dirigi-los.

Carros usados e recondicionados. Mais de 30 montadoras e 2.000 carros;

Sem custos de manutenção. Aproveite, 1 ano ou 15.000km;

Satisfação ou 100% de Reembolso. Por 15 dias ou 1.000 km;

Avaliação Online. Gratuita e imediata;

Agende uma reunião. Marque um horário para receber uma oferta;

1 carro vendido a cada 5 minutos;

29 agências;

Fábrica de reforma de veículos usados.

As vantagens para o Consumidor

Ao comprar um veículo online, o consumidor possui diversas vantagens. Por meio dos canais digitais, é possível navegar rapidamente por uma seleção extensa de carros que varia de 2008 a 2018, com a maioria do inventário concentrado no ano de 2015.

A qualidade dos veículos parece excepcional, com a presença do histórico e garantia do veículo, além da prática de devolução total, sem questionamentos, em até 7 dias. Os veículos são tratados e condicionados para sua melhor forma, com lavagem e cera em dia.

A compra de veículos inclui a troca de óleo e o manual, sempre que disponível.

As fotos 360 graus dos veículos estão disponíveis para todos os veículos do site, com a possibilidade de interação e navegação interna, abrindo portas e entrando no carro.

Comprar Carro online não é para todo mundo!

Para aqueles que desejam ver de perto os atributos do carro ou realizar um test-drive, comprar veículos online pode ser uma experiência muito além de um cenário confortável, sendo que soluções como Carmax ou a AutoNation se apresentam como opções ideias.

Para a maioria das pessoas que deseja comprar um veículo de maneira simples e fácil como compram eletrônicos os livros, essa parece uma alternativa ideal para conseguir bons negócios em veículos usados de alta qualidade.

Conclusão

As principais tendências para o mercado online de veículos são:

  • Omissão do vendedor;
  • Eliminar o pátio/showroom físico;
  • Permitir que consumidores comprem veículos usados a um preço fixo (sem negociação);
  • Entregar o veículo ao consumidor em até 48 horas;

Atualmente, o mercado consumidor é dinâmico e imediatista, mas o mercado vendedor permanece tedioso, lento, cheio de etapas e processos.

2019-02-14T10:40:39+00:00