Mercado de caminhões, ônibus e implementos rodoviários ganha plataforma de repasse de seminovos e usados.

Em funcionamento já nove meses no País, sistema da Auto Avaliar já possui 100 concessionários cadastrados e registra mais de mil avaliações mensais, além de cerca de R$ 130 milhões comercializados na ferramenta B2B

São Paulo, novembro de 2017 – A startup brasileira Auto Avaliar, que atua com gestão de vendas e estoque de automóveis, acaba de lançar a primeira plataforma de comercialização de vans, caminhões, ônibus e implementos rodoviários no País. A ferramenta é utilizada pelas concessionárias como portal de anúncio para repasse de seminovos e usados dentro de um sistema de pregão online.

A proposta da empresa é oferecer uma solução inovadora e com benefícios reais para todos os envolvidos no mercado de compra e venda de seminovos e usados para vans, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, com transparência, rentabilidade, segurança e eficiência.

De maneira totalmente automatizada, a concessionária cadastrada anuncia os veículos e recebe as avaliações e cotações. Na outra ponta, os lojistas consultam os itens anunciados, com todos os detalhes técnicos, e fazem as ofertas dentro de um período máximo de três minutos. Como num certame tradicional, quem fizer a melhor proposta de compra, dentro de tempo permitido, leva a unidade ofertada.

O modelo de negócios adotado pela Auto Avaliar, que tem um ambiente especifico para o segmento de caminhões, ônibus e implementos rodoviários, é similar ao utilizado no repasse online de automóveis, que funciona a quatro anos no Brasil e possui uma média mensal de 13 mil veículos comercializados na plataforma.

No caso do segmento de “rodoviários”, como é chamado pela empresa, o sistema, em funcionamento há nove meses no Brasil, já possui 100 concessionários cadastrados, de várias marcas, e registra mais de mil avaliações mensais, além de cerca de R$ 130 milhões comercializados na ferramenta de vendas B2B.

Segundo Jean Kleber, superintendente comercial da Auto Avaliar, a compra e venda de vans, caminhões, ônibus e implementos rodoviários seminovos e usados é atuante, especialmente nos últimos anos de crise econômica. “Entretanto, muitas empresas ainda não estão preparadas para aproveitar as oportunidades de novos negócios atrelados à recuperação do mercado”, comenta.  

“Com o processo mais assertivo, consegue-se fomentar e potencializar a venda de veículos zero quilômetro, contratos de manutenção, seguro, financiamento, acessórios e aumentar índices de passagem na oficina”, acrescenta Kleber.

Aplicativo de cotação e avaliação

A nova plataforma do segmento rodoviário traz ainda um aplicativo específico de avaliação cotação dos veículos. O sistema integra os estoques de concessionárias e lojistas e permite fazer levantamento de preço de um veículo avaliado, antes mesmo de entrar na loja. E, se esse item entrar no estoque e for para repasse, a melhor cotação já vira um lance no pregão online.

Com versão para Android e iOS, o sistema conta com ferramentas de integração de portais de vendas e gestão de leads (interesses em compras).  Com o sistema, é possível analisar diversos dados do veículo, como o estado real, as qualidades, os defeitos e o potencial de venda. Isso permite ao usuário ter uma visão geral das avaliações, incluindo uma média de valor e média histórica do grupo concessionário e da loja que está avaliando.

Por meio do aplicativo para celular ou tablet, é possível analisar também, alguns itens trazidos diretamente do DENATRAN a partir da placa, bem como permite inserir imagens, dados técnicos (motor/câmbio/diferencial e demais), opcionais e estado dos pneus, por exemplo.  

2019-01-02T15:22:47+00:00