CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes como vantagem competitiva

//CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes como vantagem competitiva

CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes como vantagem competitiva

A Auto Avaliar, intermedia mais de 12.000 negociações de veículos usados, entre 2.500 concessionárias e 30.000 lojistas. Para manter essa base ativa e satisfeita, ter um relacionamento próximo com nossos clientes, capaz de agregar valor a cada contato, é fundamental. Para nos contar como a tecnologia apoia o reconhecimento de clientes, o entendimento de suas necessidades e o relacionamento eficiente, convidamos o Rogério Alves, Gerente de Tecnologia da Auto Avaliar. Acompanhe mais um artigo de nosso projeto CGC – Conteúdo Gerado pelos Colaboradores.

O que é CRM e onde ele se aplica?

Como o atendimento do cliente pode ser mais ativo? Como podemos nos relacionar melhor com os nossos clientes? O que nossos clientes buscam, pensam?

Pensando nessas perguntas acima, existe um outro questionamento que podemos fazer: Que tipo de software pode garantir uma boa relação com o meu cliente?

O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é um tipo de software utilizado para gerenciar a relação entre cliente e empresa. Desde os dados básicos como nome e email, até informações de histórico de compra, produtos mais vistos, visitas, dentre outros, o CRM armazena dados para que se tenha um controle de forma efetiva e bem focada no atendimento. Equipes de vendas e até o faturamento acessam de forma prática estes dados, transformam em informações e, por fim, em estratégias que ajudem o cliente com sua necessidade.

Além de termos estas informações, o controle das tarefas que realizamos diariamente com os nossos clientes podem ser transferidas para este tipo de software, garantindo a qualidade, rapidez e assertividade no atendimento.

CRM começa muito antes do seu cliente se tornar cliente

A frase acima parece estranha né? Mas fique tranquilo que vamos explicar melhor.

Além  do controle das atividades de nossa base de clientes instalada, podemos ter no CRM o recebimento de Leads (Contato recebido pela empresa quando um potencial cliente se interessa pelo produto ofertado). Uma vez que este lead esteja dentro do CRM e seja distribuído para a equipe/vendedor correto, as empresas conseguem converter estes contatos em vendas, reconhecendo o cliente, sua necessidade e o que exatamente ele busca.

A Importância do CRM

No mundo hoje em que tudo está conectado, a velocidade com que se trata este tipo de contato precisa ser excelente, pois pensando em um Lead de Web (vindo de um site da internet) o cliente enviou o contato e provavelmente já está navegando em outro site, que pode ser o da sua concorrência, podendo se interessar por outro produto. Se o primeiro contato for depois de 2 dias por exemplo, o cliente ou já comprou o produto em outro lugar ou até mesmo já não faz mais sentido para ele.

Com um software que gerencie estes tipos de contato, que se antecipe em enviar informações bem claras, que dê um retorno deste lead, seguindo o caminho que o cliente quer, sua empresa terá um potencial enorme para realizar mais vendas.

O uso de tecnologia neste tipo de atendimento vem crescendo, ao ponto de já termos “robôs” preparados para realizar o primeiro atendimento com os clientes, e até algumas vezes realizar as vendas de forma segura e eficaz sem precisar de nenhuma interação humana. Tudo isso torna mais rápida a entrada das informações no CRM.

A Auto Avaliar está sempre pensando em inovação e vem estudando este tipo de tecnologia para obter melhores resultados para os nossos clientes, criando soluções que ajudem tanto o usuário que está acessando uma plataforma digital, bem como a empresa que está fornecendo os produtos. O conceito de win-win (ganha ganha), é uma premissa para este tipo de desenvolvimento, onde ambas as partes precisam ganhar, ter benefícios e seguir um propósito que atenda todas as necessidades.

A gestão de clientes apesar de utilizar tecnologia, não pode perder o contato humano, a relação que se cria entre pessoas, por nós seres humanos podermos sentir. A tecnologia tem de ser o meio, a interface que conecta um lado ao outro, a porta de entrada e saída para um futuro próspero e saudável, seja na relação empresa cliente ou na relação homem máquina.

2018-12-09T22:38:05+00:00