Artigo J.R. Caporal: Você está seguro como o seu capital está sendo investido?

//Artigo J.R. Caporal: Você está seguro como o seu capital está sendo investido?

Artigo J.R. Caporal: Você está seguro como o seu capital está sendo investido?

Imagine o seguinte cenário: um grupo de concessionárias com vários pontos de venda, diferentes marcas, ou não, e cada uma delas com um avaliador para definir quais carros, por quanto e quando serão comprados na troca de um 0km.

Qual será o critério de decisão desses profissionais?

Eles tem que fazer dois processos distintos: a avaliação técnica – verificar o estado atual do carro, quais ítens devem ser recondicionados – e precificar o veículo – qual o valor de mercado, menos o recondicionamento e a margem da empresa, mais impostos. Mostrando dessa maneira parece um processo simples e objetivo. Como se não houvessem centenas de modelos e marcas em um segmento dinâmico, onde os preços mudam todos os meses e o processo decisório ser baseado apenas na experiência. E ainda tem a checagem da documentação e procedência do veículo: fraudes, como por exemplo, o carro ser adulterado, clonado, sinistrado ou com dívidas em aberto.

Pois é, a grande maioria dos avaliadores nunca se preparou para isso, a não ser na própria vivência dentro do setor automotivo. Essa subjetividade leva a resultados totalmente diferentes para a empresa pela simples troca desse profissional.

O maior orçamento da concessionária está nas mãos dos avaliadores.

Dezenas de milhões de reais são investidos todos os meses, sem questionamento por parte da diretoria, nos estoques de veículos usados que são comprados na troca do carro 0km. Quando se leva em conta ainda a pressão do gerente de veículos novos e do vendedor para fechar o negócio a coisa ainda fica pior.

Antes de comprar um carro seminovo ou usado, o avaliador fica sempre na dúvida por não ter a garantia que irá vender rapidamente esse veículo. Mesmo que tenha ótima aparência, o veículo precisa ser “bom de mercado”, para que ele tenha confiança que o carro que está comprando não lhe dará dor de cabeça no futuro.

—————————————————————————————————————

Leia mais:

Você tem algum veículo no estoque com mais de 30 dias?

Market Days Supply – Comprando de acordo com a volatilidade da oferta.

Qual é a relação da venda do veículo novo para o veículo usado?

—————————————————————————————————————

O ideal é alocar um profissional treinado e especializado para coletar as fotos e os dados do veículo para avaliação dentro da loja ou concessionária, utilizando um sistema específico. A decisão de compra deve ser feita através de uma plataforma que analisa todas a variáveis de mercado (incluindo compras anteriores e o estoque daquela concessionária e do grupo).

Após isso, deve ser feita uma vistoria que verifica até 250 itens, como informações sobre histórico e procedência do veículo, a verificação da estrutura (se já sofreu reparos) e a avaliação da pintura (se o veículo tem regiões repintadas ou que possuem massa plástica). O profissional analisa também o estado de conservação do veículo, avaliando, por exemplo, se o mesmo está com amassados ou riscos na lataria, se os alarmes e travas estão funcionando, se os bancos estão com rasgos ou manchas, como estão os pneus, entre outros. Assim, um laudo completo é criado, ficando totalmente integrado ao cadastro do veículo e do cliente, possibilitando divulgar anúncios nos maiores portais de classificados de veículos do país com certificado, trazendo maior destaque e valorização na hora de vender.

Só assim com transparência, credibilidade, segurança e confiança tanto para quem está comprando como para quem está vendendo minimizam-se as imprecisões, as possibilidades de fraudes, os custos altos e a falta de padronização, garantindo-se melhores resultados em todas as negociações. O investimento da concessionária fica protegido em um estoque saudável e de giro rápido – (leia aqui) aumentando em muito a eficiência do departamento de veículos novos.

 

Para mais artigos como esse, acesse o perfil do J.R. Caporal no LinkedIn.

2018-09-17T09:27:12+00:00